Casa Batlló

Construída entre os anos de 1904 e 1906.

Também conhecida como "A Casa dos Ossos", devido ao formato dos balcões exteriores, que se assemelham a um crânio.
*
Coordenadas GPS - N41 22 56.4 E2 01 44.1
________________________________________

A Casa Batlló deu uma oportunidade a Gaudí para realizar uma das suas mais poéticas e inspiradas composições artísticas.
*
A unesco incluíu a Casa Batlló como Património da Humanidade, em 2005.
*
Situada na Passeig de Gràcia, 43, a Casa Batlló, juntamente com a Casa Ametller e a Casa Lleó Morera, faz parte da chamada Ilha da Discórdia (Illa de la Discordia), pois, apesar dos três edifícios do quarteirão possuírem grande valor estético e arquitectónico, são todos muito diferentes entre si.

Uma pedra lançada para um lago cheio de nenúfares florescidos, produziria o mesmo efeito que a fachada da Casa Batlló, de onduladas superfícies, cobertas de círculos polícromos, em cerâmica vidrada e fragmentos de cristais partidos de múltiplas cores, cuja colocação exacta, foi dirigida pessoalmente por Gaudí, desde a rua. Esta fachada foi comparada aos óleos de Claude Manet "Les nimphéas" do seu jardim de Giveny.

O sótão duplo que culmina na fachada tem um carácter animalesco e lendário, proporcionando nas pessoas as mais descabidas imaginações sobre o suposto dragão, entendido como parte da luta de São Jorge.

A fachada do piso principal, de arenito esculpido, em forma de ondulações e sustentadas por delgadas colunas, com motivos vegetais, conta, além disso, com a elegância da madeira das janelas e dos vidros de cores vivas, dispostas de forma distorcida.

A alegria que transcende deste projecto tem, também, uma clara expressão, quer na brilhante e colorida fachada, posteriormente renovada e adornada com múltiplas flores em cerâmica picada, que lhe confere um ar ingénuo e alegre, quer nas chaminés do telhado e na harmonia cromática do pátio da luzes, revestido de azulejos de diferentes tons, escurecendo à medida que sobem no edifício.

Aqui figura a plenitude de Gaudí, a visão de um arquitecto num trabalho exultante, de uma obra livre das complicações simbólicas e moralizadoras.

Se, de alguma maneira, havemos de definir a Casa Batlló, podemos dizer que se trata de uma arquitectura alegre, de uma explosão de prazer de quem está no domínio completo do seu próprio estilo pessoal, que lhe permite desligar-se de toda a imitação e de toda a escola contemporânea e histórica.
_______________________________________________________
*
"Gaudí observou que muitas estruturas naturais estão compostas de materiais fibrosos, como a madeira, os ossos, os músculos ou os tendões. Do ponto de vista geométrico, as fibras são linhas rectas e as superfícies curvas no espaço compostas de linhas rectas definem uma geometria com base em regras, centrada somente em quatro superfícies distintas: a helicóide, a hiperbolóide, a canóide e a parabolóide hiperbólica. Gaudí viu essas superfícies na natureza e transportou-as para a arquitectura."
*
Joan Bassegoda
*
- 10 -