Unesco - Património da Humanidade


Classificação das obras de Gaudi como Património Mundial pela Unesco:

Sete edifícios construídos pelo arquitecto Antoni Gaudí (1852-1926), em Barcelona e nas proximidades, foram inscritos na lista do património mundial, em 1984 e 2005. Estas obras atestam a contribuição excepcional de Gaudí para o desenvolvimento da arquitectura e da técnica de construção, do final do século XIX e no início do século XX. Estes monumentos são a expressão de um estilo eclético e, sobretudo, muito pessoal, que o seu autor deu rédea solta, não apenas na arquitectura, mas também na arquitectura paisagística, através da criação de jardins, na escultura e em muitas outras artes decorativas. Os sete edificios são: Casa Vincens, Palácio Guell, Cripta da Colónia de Guell, Parque Guell, Casa Batlló, Casa Milá, Fachada da Natividade e Cripta da Sagrada Família.

Justificação da sua inscrição:

(Critério I) A obra de Antoni Gaudí representa uma contribuição criativa e excelente para o desenvolvimento da arquitetura e da técnica de construção, no final do século XIX e início do século XX.

(Critério II) A obra de Gaudí exibe um intercâmbio importante de valores que estão intimamente associados com as correntes artísticas e culturais do seu tempo, como vimos representados no Modernismo da Catalunha. Antecipou e influenciou muitas das formas e técnicas que foram relevantes para o desenvolvimento da construção moderna, no século XX.

(Critério IV) O Trabalho de Gaudí representa uma série de exemplos significativos da tipologia residencial e pública, na arquitectura do início do século XX, tendo dado uma contribuição significativa e criativa para o seu desenvolvimento.

- 4 -