Casa Vicens

Construída entre os anos de 1883 e 1888.

Manuel Vincens i Montaner pediu a Gaudí que construísse uma casa na terra que herdara de sua mãe, em 1877.

Coordenadas GPS - N41 24 19.1 E2 09 06.3
_____________________________________

O terreno situava-se entre o convento das Monjas da Caridade de San Vicent de Paul e um beco sem saída, perpendicular à rua das Carolinas.

A Casa Vicens foi um dos primeiros trabalhos de Gaudí. A estrutura do edifício ainda é dominada por linhas rectas. Os ladrilhos decorativos e torreões fantásticos mostram a ideia que Gaudí não pararia de cultivar.

A Casa Vicens já deixa antever que Gaudí era um arquitecto que aliava a imaginação a um estilo próprio.
*
Gaudí criou algo original ao construir esta casa: começou pelo estilo espanhol, tornando-se cada vez mais árabe, ou talvez persa, à medida que ia crescendo em altura, sendo difícil definir com exactidão o seu estilo.

A magnífica decoração da fachada, com pequenas varandas salientes, assim como a configuração das superfícies dos muros exteriores completam uma imagem pouco habitual. A base é formada por pedra natural em tons de ocre, combinada com tijolos vermelhos. Mas o fascínio do exterior da casa reside na larga utilização de azulejos coloridos, uma homenagem a Manuel Vicens e à sua profissão.

Gaudí construiu a casa contra o muro do convento, produzindo um jardim grande e espaçoso. No jardim, projectou um chafariz monumental, em tijolo, constituído por um arco parabólico, sobre o qual havia uma passagem entre as colunas. A água é armazenada em dois reservatórios colocados no topo de cada uma das extremidades dos pilares da fonte. Em 1946, foi demolido, pela venda de parte do terreno.

O jardim foi cercado por um muro e, na entrada, os portões são de ferro forjado, em forma de folhas de palmeira. As folhas pesadas são distribuídas numa grade de perfis "T" em ferro forjado, cujas intersecções são decoradas com uma reprodução do mesmo material. Os gomos da planta Tagetes Erecta, são também representados pela cerâmica que decora a fachada do edifício.

Outro elemento que havia no jardim era uma fonte de tijolo e cerâmica, que estava entre a parede da casa e o muro da rua das Carolinas.
*
A Unesco incluía-a como Património da Humanidade, em 2005.
_______________________________________________________
*
"O segredo da sedução da arquitectura de Gaudi está em que ele buscou as soluções técnicas das suas construções directamente na natureza. Por isso, Gaudí está sempre na moda, não cansa, continua a ser admirado. A reacção das crianças perante as obras de Gaudí chama a atenção, pois percebem uma natureza que parece estar viva. Sentem-se cativadas. Quem sabe a sua arquitectura está fora do tempo e resiste a ser classificada dentro de uma tendência ou escola concreta, porque não teve como objectivo fazer arte, mas projectar formas funcionais e úteis."
Joan Bossena, director da Real Cátedra Gaudí
*
- 6 -