Cripta na Colónia Guell

Construída entre os anos de 1898 e 1914. Foi Património da Humanidade, em 2005.

A obra confunde-se com a natureza.

Coordenadas GPS - N41 21 56.4 E2 01 44.1
_________________________________

Colónia Guell era uma pequena aldeia de trabalhadores, que foi construída em 1882, próximo à fábrica têxtil de Eusebi Guell, situado perto da cidade de Santa Coloma de Cervelló, na região de Baix Llobregat, cerca de 20 km de Barcelona. A colónia ocupava cerca de 30 dos 160 hectares da propriedade, que o pai de Guell tinha adquirido em 1860. As casas dos trabalhadores estendiam-se ao redor da fábrica, construídas pelos assistentes de Gaudí, Francesc Berenguer i Mestres e Joan Rubió i Bellver.

O futuro Conde Guell tinha previsto todo o tipo de serviços para os seus trabalhadores, incluindo uma igreja. Guell encomendou a Gaudí a construção da igreja, criando no arquitecto uma enorme felicidade, pois iria criar um projecto de raiz. Deveria ser uma igreja, mas o projecto fracassou e a igreja nunca foi terminada. Hoje em dia, continua a ser um lugar consagrado para celebrações religiosas.

Em certo sentido, este edifício foi um teste para a construção da obra "Sagrada Família", porque permitiu-lhe experimentar muitas das soluções arquitectónicas que depois utilizou na sua construção. A Cripta é, de facto, uma espécie de experiência para o especialista de estática que era Gaudí, que nela deixou amadurecer os dois elementos básicos das suas construções: o arco parabólico e o pilar inclinado.

Gaudí trabalhou no projecto desde 1898, em estudos de concepção e desenvolvimento de um novo método de cálculo estrutural, baseado num modelo estereostático, construído com cabos e pequenos sacos de chumbo, simulando pesos. A primeira pedra foi lançada em 4 de Outubro de 1908. Foram dez anos de estudos e projectos, para uma obra que permaneceu inacabada após a morte de Eusebi Guell, a 4 de Outubro de 1918, faltando terminar o interior da Cripta e a construção da igreja superior.

A Cripta, no entanto, ficou de tal maneira inacabada, que só através do desenho é possível ter uma vaga ideia de como Gaudí tinha imaginado a sua obra, notando-se semelhanças com a "Sagrada Família".

Hoje em dia, é impossível imaginar como a igreja se iria erguer por cima da Cripta existente, que se encosta à parte superior duma pequena colina, onde crescem pinheiros. O edifício escuro, de cor natural, encosta-se à colina, formando assim uma espécie de segunda colina artificial, parecendo a arquitectura uma duplicação da natureza.
*
A Cripta é construída com blocos de pedra basáltica, dando-lhe um aspecto "antigo". As colunas originais Gaudianas estão presentes em todo o edifício, tanto no interior como no exterior. As janelas sobressaem das paredes inclinadas, em forma de clarabóia. A porta principal mostra, na parte superior, uma composição de cerâmica, que representa as quatro virtudes cardeais (justiça, fortaleza, força, temperança).

Este é um edifício totalmente integrado no seu ambiente natural. De longe, as colunas não se distinguem dos pinheiros, e o chão não se distingue da parede.

O pórtico dá a sensação de ser uma extensão da floresta que a rodeia. As onze colunas inclinadas têm texturas diferentes, numa relação com a casca de pinheiro.

Curiosamente, devemos mencionar que a escada para a igreja tem uma pequena fenda, para evitar o corte de um pinheiro que lá cresceu. Esse profundo respeito pela natureza é uma das constantes da arquitectura de Gaudí.

A Cripta e o Parque Guell, realizadas na mesma altura, são as obras de Gaudí mais próximas da natureza: embora ele não tentas-se imitá-la, apenas se serviu de alguns elementos que encontrava nela.
_______________________________________________________
*
"Nada é arte se não procede da natureza de onde veêm as mais extraordinárias, maravilhosas e bem concebidas formas... A natureza é obra do Criador e, sem a espiritualidade, a arquitectura não passa de ser uma técnica com retóricas pseudofilosóficas. A arte é recriar com imaginação humana as formas que, desde o princípio do mundo compõem este planeta."
*
Antoni Gaudí
- 8 -