Palácio Guell


Construído entre 1886 e 1890, o Palácio Guell foi desenhado por Antoni Gaudí para Eusebi Guell, seu principal cliente.
*
Coordenadas GPS - N41 22 50.5 E2 10 30.6
_______________________________________

Esta foi a primeira grande obra do arquitecto, onde investiu toda a sua originalidade na sua criação, na busca de novas ideias, e uma interpretação totalmente pessoal de estilos históricos.

Eusebio Guell encomendou a Gaudí uma ampliação da residência da família, e acabou por permitir o aparecimento do primeiro edifício moderno a ser distinguido pela UNESCO como Património da Humanidade (1984).

O edifício é centrado num grandioso espaço vertical, coroado por uma grande cúpula parabólica, com janelas em forma de estrela. As outras áreas: salas, corredores, são organizadas em torno desse espaço, que constituí o salão principal.

A luxuosa decoração do interior é um magnífico compêndio do sabor do tempo: colunas de mármore, tectos em madeiras preciosas, o trabalho de elaboração do ferro, incríveis vitrais, pinturas e mobiliário espantoso. No telhado, podemos ver chaminés em várias formas sugestivas, cobertas com pedaços de cerâmica.
O que fica na memória mais imediata deste magnífico palácio é, desde logo, a sua entrada, com vestíbulos duplos, para facilitar a entrada e saída de carruagens, e também as antigas cocheiras e cavalariças. Mas também o terraço, o primeiro em que Gaudí testou algumas das soluções que agora o imortalizam, e que passa por "decorar" as chaminés, que teima em individualizar com revestimentos variados (cerâmicas coloridas, mármore, vidro).

O palácio tem uma cave, quatro andares e um telhado plano. No porão um curral para os cavalos e um quarto para os servos. Para chegar a essa área, Gaudí desenhou duas rampas: uma suave, para os cavalos, e outra, mais íngreme, em forma de espiral, para o pessoal de serviço. A preocupação também se estendeu à ventilação do espaço, levando a arquitecto a dotá-lo com um pequeno pátio interior, e um sistema de ventilação, através de tubos interiores que sobem ao telhado.

O rés-do-chão corresponde ao nível da rua e tem duas grandes portas em ferro forjado, com as iniciais EG (Eusebi Guell) de arcos parabólicos. Entre as portas, é visível o escudo da Catalunha, também ele em ferro forjado.

O palácio Guell situa-se na Cerrer Nou de La Rambla.
_______________________________________________________
*
"Perguntaram-me porque fazia colunas inclinadas. Disse-lhes que pela mesma razão que o caminhante cansado, quando pára, se apoia no bastão inclinado, porque em posição vertical não descansaria."
Antoni Gaudí
*
- 7 -