Casa Milá

Também conhecida como "La Pedrera", foi construída entre os anos de 1906 e 1910, sendo classificada pela Unesco como Património da Humanidade, em 1984.

Casa Milá, a maior escultura abstracta do mundo.
*
Coordenadas GPS - N41 23 51.3 E2 09 46.9
_________________________________________
*
Situada no nº 92, do Passing de Gràcia, no bairro Eixample de Barcelona, é o maior edifício concebido por Gaudí, e foi encomendado por Pere Milá, por ocasião do seu casamento com Roser Segimon.

Já Gaudí era o arquitecto mais reconhecido e mais caro de Barcelona, quando aceita construir este edifício, abandonando a construção, por divergências com o senhor Milá, dedicando-se exclusivamente ao projecto da Sagrada Família.

As formas curvas e onduladas contínuas da fachada eliminam a ideia de esquina, tornando um edifício sinuoso ao longo da avenida.

A última obra civil do arquitecto chocou tanto a população que chegou a ser vandalizada. Foi, aliás, sem surpresa que, pelo facto de a população achar a construção aberrante, a baptizou, entre outros epítetos menos agradáveis, de La Pedrera.
À primeira vista, destacam-se os balcões trabalhados em ferro forjado, cujo formato imita plantas trepadeiras. Na entrada, destaca-se o arco ciclópeo, enquanto que a parte superior, de forma ondulada, tem esculpido capulhos de rosa com inscrições de Avé Maria.

Para além de belo, tudo é incrivelmente funcional.

No total, o edifício conta com cinco andares, um sótão e um terraço, além de vários pátios internos articulados. Todo ele está realizado em pedra natural, menos a parte superior, que está coberto de azulejos brancos.

O terraço é um dos locais mais surpreendentes do edifício. Além de garantir uma bela vista da maravilhosa Barcelona, o terraço é composto por uma série de chaminés surrealistas.

Com características de modernismo, a Casa Milá está composta de formas orgânicas, induzindo a ideia de natureza: diversos estudos vêem, na Pedrera, os muitos lugares visitados pelo arquitecto durante a sua vida.

Actualmente, parte do edifício está aberto ao público para visitas guiadas, e serve de sala de espectáculos, durante o verão.
_______________________________________________________
*
"Os métodos de Gaudí, um século depois, seguem revolucionários."
Sir Norman Foster, arquitecto inglês em 1985
*
- 11 -