Gaudí

Antoni Gaudí i Cornet

Arquitecto catalão, cuja obra constitui uma marca na cidade de Barcelona, é considerado um dos grandes mestres do século XX.

Nasceu em Reus, Catalunha, Espanha, em 25 de Junho de 1852; morreu em Barcelona, em 10 de Junho de 1926.
_________________________________________

De origens humildes, era filho de um artesão que trabalhava o ferro. Mostrou, desde cedo, interesse pela arquitectura, tendo ido estudar, em 1869, para Barcelona, então o centro político e intelectual da Catalunha. Só acabou o curso oito anos mais tarde, tendo os estudos sido interrompidos pelo serviço militar e por outras actividades intermitentes.

Ignorado durante os anos 20 e 30 do séc. XX, quando o estilo internacional era o estilo arquitectónico dominante, foi redescoberto nos anos 60, sendo reverenciado tanto por profissionais como pelo público em geral, devido à sua imaginação transbordante. A avaliação do trabalho arquitectónico de Gaudí é notável pela sua escala de forma, texturas, e multiplicidade de cores, e pela maneira livre e expressiva como estes elementos da sua arte se conjugam.

Gaudí é conhecido pelo uso do arco parabólico centenário, uma das formas mais comuns da natureza. Nos últimos anos de vida, Gaudí dedicou-se exclusivamente à religião católica e à construção da Sagrada Família, que não chegou a concluir.

Tragicamente, a 7 de Junho de 1926, depois de ter saído da obra "Sagrada Família", Gaudí foi atropelado pelo eléctrico nº30, que cruzava a Gran Vía com a Calle Bailén, ficando em estado grave. Não tendo sido reconhecido pelos presentes, foi transportado para o hospital dos pobres, onde morreu três dias depois. Os seus restos mortais foram sepultados na cripta da "Sagrada Família".

Não é preciso ser arquitecto para apreciar a obra de Gaudí, nem é preciso andar de guia na mão para entender a complexidade da sua obra.

A Unesco classificou as suas obras como Património da Humanidade, e devolveu ao mundo um património único e ímpar na história da arquitectura. A humanidade tem na obra de Gaudí um património singular e inigualável, como veremos ao longo deste trabalho.
*
A congregação para a Causa dos Santos, a pedido do Cardeal Carles, arcebispo de Barcelona, autorizou a abertura da causa de beatificação do arquitecto, em Março de 2000. Em 12 de Abril, foi constituído o tribunal. Carles nomeou o actual pároco da Sagrada Família, Luís Bonet, irmão do arquitecto que dirige a continuação das obras do Templo, como postulador da causa.
______________________________________________________
*
"A criação prossegue incessantemente por meio do homem. Mas o homem não cria: descobre. Aqueles que descobrem nas leis da natureza a inspiração para os seus trabalhos colaboram com o Criador. Copiadores não colaboram. Por causa disso, originalidade consiste em retornar à origem."
Antoní Gaudi
*
- 5 -