Parque Guell

Construído entre 1900 e 1914, foi inaugurado como parque público em 1922.

Em 1984, a Unesco incluiu o Parque Guell como Património da Humanidade.

"O cimento segue de mãos dadas com a natureza, de forma bela e totalmente harmoniosa."
*
Coordenadas - N41 24 59.6 E2 09 07.7
_____________________________________

O parque foi uma encomenda do Conde Eusebi Guell, que propôs a Gaudí a construção de uma cidade-jardim nos arredores de Barcelona. Queria Guell que Gaudí desenvolvesse uma nova urbanização, em que as casas e os espaços públicos homenageassem a natureza, em contraponto com a industrialização que as cidades europeias começavam a sentir.

O objectivo era construir um jardim das delícias catalãs para 60 famílias da alta burguesia. Esta obra confere ao arquitecto a genialidade e excentricidade muito avançada para a época. Gaudí inovou nas estruturas, na complexidade do desenho, das formas fantásticas e na simbologia expressa em cada edifício, escadarias, jardins e nos materiais multicolores.

Guell desistiu da ideia da urbanização, quando esbarrou com o insucesso comercial: não apareciam compradores para os terrenos já loteados. Mas não lhe podemos atribuir o rótulo de fracasso, quando, afinal, a cidade de Barcelona acabou por ganhar um magnífico jardim, e a Humanidade tem ali um importante património. Hoje, o parque é um importante ponto de encontro turístico.

Na realidade, Gaudí pretendia que o parque fosse um paradigma da sociedade orgânica.

Do que ficou do projecto inicial, sobressai a Gran Plaza Circular, uma esplanada com um banco em toda a sua volta, com cerca de 152 metros, coberto por mosaicos coloridos. A praça foi executada por um dos principais colaboradores de Gaudí, Josep Jujol. O contorno serpenteante desta esplanada e sustentada pelo "Teatro Grego": cerca de uma centena de colunas de mármore, intervaladas por aplicações de mosaicos, também eles surpreendentes.
*
Este "sofá" público lembra um dragão de cores vistosas, serpenteando ao longo da paisagem e conta-se entre as maiores realizações da história do design.

Do projecto inicial, existem três casas: as duas que ladeiam a entrada principal, construções saídas de um conto de fadas, e a casa no interior do jardim, transformada em Casa Museu de Gaudí, onde o arquitecto residiu de 1906 a 1925.
*
O parque situa-se na parte norte da cidade de Barcelona, junto à estrada Correr d'Olot, e ocupa uma área de quase 20 hectares.
_______________________________________________________

"O Parque Guell, com as suas colunas naturalistas e o seu "Teatro Grego" em que o cimento foi empregado como material nobre, sugere-nos o que disse Gaudí em 1926 - que a sua arte era uma grande lógica. Também nessa época se notou na obra do arquitecto catalão uma influência de Claud. Perante a Igreja da Santa Família, inacabada, e alguns edifícios de Barcelona, e também estes pavilhões e azulejos do Parque Guell, pensamos, com uma certa reserva, se se tratará de lógica na obra de Gaudí, ou se, mais exactamente, não será a exploração da lógica, a procura e desesperação da mesma, mas não o sentimento da lógica. Em Gaudí não há sentimento. É um homem que está à beira duma época petrificada, e que é invadido pelo pânico."
"Embaixada a Calígula" - Agostina Bessa-Luís
*
- 9 -